5 de maio – Celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Mensagem do Subdiretor-Geral para a Cultura da UNESCO

“Uma língua de encontros. Na terra e no oceano.”

— Ernesto Ottone Ramírez, Subdirector Geral para a Cultura da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas

“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes.”

— António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas na ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi recentemente instituído pela 40ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a 25 de novembro de 2019, e subscrito por 193 estados-membros da organização. A iniciativa surgiu a partir de uma declaração assinada por todos os estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Foi então proclamada a data de 5 de maio como o Dia para as Comemorações, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou o Uruguai.

Segundo a UNESCO, “os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas (…) é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo”.

Esta é a segunda comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e vai ser assinalada em 44 países, com mais de 150 atividades, decorrendo em formato presencial e virtual, nos vários territórios de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da cultura em geral, da investigação, da tecnologia, da geografia, da tradução para outros idiomas e da edição, da ligação a outras artes, visando principalmente a mobilização das populações.

Muitas das iniciativas dos programas não serão realizadas apenas por Portugueses: missões diplomáticas de outros países estarão envolvidas, bem como institutos e redes culturais dessas nações. Espanha, Alemanha, Estados Unidos da América, China, Itália e Moçambique são os seis países com mais atividades comemorativas, além de que uma sessão oficial terá lugar em Lisboa, a 5 de Maio.

A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas em todos os continentes, presumindo-se que em 2050 serão quase 400 milhões e, em 2100, mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas. É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol, sendo a mais utilizada no Hemisfério Sul (observatório da língua portuguesa). O português é a quinta língua mais usada na internet, e teve uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre os anos 2000 e 2017 (Instituto Camões). De igual modo, é o idioma oficial nos 9 estados membros da CPLP e em Macau (RPC). Curiosamente, os falantes de português ocupam10,8 milhões de km2 em 7,25 % da superfície continental da Terra.

Esta foi a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de muitas outras línguas no mundo”, diz o comunicado da agência de João Líbano Monteiro. A JLM&Associados foi escolhida pela UNESCO para a divulgação do vídeo institucional comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, realizado generosamente pela agência criativa DDB Portugal (veja-o aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jPlbXbGnhLI&t=16s).

Celebrando o Elo Linguístico pelo Mundo Fora

A Língua está constantemente a ser recriada pelos seus escritores, artistas, cineastas, atores e intérpretes. Por isso, as comemorações pretendem mostrar, a projeção global da língua e anatureza multifacetada dos seus usos.

Assim sendo, para além dos lusófonos e dos países com grandes comunidades portuguesas, estão previstas iniciativas em lugares como o Quénia, o Senegal, o Chile, a Colômbia, Cuba, a China, a Índia, a Indonésia, Tailândia, a Croácia, a Dinamarca, a Rússia, a Sérvia, a República Checa ou o Vaticano. As comemorações envolvem, no estrangeiro, para além de outras entidades, toda uma panóplia de recursos que integram a rede de centros culturais, leitorados e cátedras do Instituto Camões, na realização de conferências, colóquios, concertos, concursos literários e de poesia, edição e tradução de obras, ciclos de cinema, entre outras iniciativas (consultar programa em: https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/dia-da-lingua-2021).

Em Portugal, salientam-se igualmente diversas iniciativas: o dia 5 de maio será assinalado nos canais do Estudo em Casa e também com a publicação da revista Noesis, dedicada à língua; uma edição especial da revista Latitude, a “revista das escolas portuguesas pelo mundo”; haverá também sessões de cinema nas escolas e outras iniciativas no âmbito do Plano Nacional das Artes, uma delas uma coreografia com a leitura de poemas em língua gestual portuguesa; o Plano Nacional de Leitura promove a atividade “Eu Conto”, um podcast de contos tradicionais dos falantes de língua portuguesa ou os “Contos em Língua Portuguesa”, uma parceria entre a Porto Editora e o Instituto Camões; na Rede de Bibliotecas Escolares, consultar aqui: https://www.rbe.mec.pt/np4/2723.html. Será ainda possível assistir a um concerto que será promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos, com direção do maestro João Paulo Santos, ou à peça A Castro, que será apresentada pelo Teatro Nacional de São João. O Instituto Camões irá apresentar uma antologia digital de 16 escritores de língua portuguesa, oito consagrados e oito emergentes que foram propostos pelos consagrados, para um “diálogo” em língua portuguesa, a ser lançada no dia 5 de Maio; segundo palavras do seu presidente, João Ribeiro de Almeida, esta antologia vai reunir textos dos escritores Pepetela e Luaia Gomes Pereira, de Angola, Milton Hatoum e Socorro Acioli, do Brasil, Germano Almeida e Eileen Barbosa, de Cabo Verde, Odete Semedo e Rita Ié, da Guiné-Bissau, Mia Couto e Mbate Pedro, de Moçambique, Lídia Jorge e Bruno Vieira Amaral, de Portugal, Conceição de Deus Lima e Orlando Piedade, de São Tomé e Príncipe, e Vicente Paulino e Jonato Xavier, de Timor-Leste. No âmbito da programação desta cerimónia em Lisboa, está prevista também a realização de uma mesa-redonda com a participação dos escritores Ondjaki (Angola), Odete Semedo (Guiné-Bissau), e Afonso Cruz (Portugal); será ainda apresentado o projeto Dicionário do Português de Moçambique (DIPOMO), cujos trabalhos preparatórios arrancaram em março, em Maputo, e a plataforma digital “Ler em Rede”, iniciativa de apoio à leitura e à autoaprendizagem dirigida a jovens da rede Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), entre outras iniciativas.

Outras Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2021

  • Destaques

Na Polónia, a língua portuguesa tem uma presença forte, estando aí presente em várias instituições de ensino. O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Varsóvia, em colaboração com cinco universidades polacas onde se leciona e investiga a língua portuguesa e uma escola do ensino básico de Varsóvia, irão assinalar esta data marcante através da organização de um conjunto de iniciativas presenciais e online que celebram a riqueza do português. Entre os convidados, encontramos o escritor português João Tordo, as ilustradoras Catarina Sobral e Eduarda Lima, o diretor de programas da Rádio Amália, José Madaleno, e, ainda, Nuno Cacho e a sua banda, que irão encerrar as comemorações com um concerto. Todas as actividades online irão decorrer na plataforma Zoom (consulte: http://www.camoes.pl/2021/04/30/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-5-de-maio-de-2021/).

Por cá, a Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, sedeada em Lisboa, em parceria com a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA) e o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, celebram igualmente o dia 5 de Maio, com a realização da Cimeira Femina 2021 – A Língua Portuguesa é Património da Humanidade. Este evento será realizado de 3 a 7 de Maio, através da plataforma Zoom, e também conta com o apoio institucional de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Enquadra-se no âmbito da comemoração do 725.º aniversário da adoção do Português como Língua Oficial de Portugal, orientada para as temáticas relacionadas com a importância estratégica da Língua Portuguesa e o seu impacto no Mundo. Durante o encontro serão abordadas questões como “Novas Médias e Cinema”, “Literatura e Poesia”, “Língua de prestígio e de Cultura” e “Língua Internacional”, por especialistas brasileiros, angolanos, guineenses, moçambicanos, são-tomenses, timorenses e portugueses (para mais detalhes ver: https://www.forbespt.com/cimeira-celebra-dia-mundial-da-lingua-portuguesa/ e https://beiranews.pt/2021/04/30/cimeira-femina-2021-a-lingua-portuguesa-e-patrimonio-da-humanidade/).

Em Sintra, a Biblioteca Municipal-Casa Mantero vai receber a apresentação pública do livro “Os Cantos da Casa”, de Maria Almira Medina, no dia 5 de maio pelas 18h30. A obra reúne um conjunto de textos publicados por Maria Almira no Jornal de Sintra ao longo de vários anos, compreendendo o tempo em que a própria dirigiu este organismo (1983-1991), fundado pelo seu pai, António Medida Júnior. Ao longo de “Os Cantos da Casa” é ainda possível encontrar retratos poéticos de toda uma geração de sintrenses vista pelos olhos da autora (detalhes em: https://cm-sintra.pt/atualidade/cultura/sintra-apresenta-livro-de-maria-almira-medina).

  • Alguns Links Úteis

https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day

https://www.cplp.org/ID-4951.ASPX

https://lisboa5l.pt/AGENDA/

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/PROGRAMACAO-ONLINE-E-VISITA-ESPECIAL-NA-SEMANA-DA-LINGUA-PORTUGUESA/

https://www.ff.ulisboa.pt/eventos/webinar-o-espaco-da-ciencia-em-lingua-portuguesa-constrangimentos-desafios-oportunidades/

https://www.youtube.com/watch?v=BKl05WgOErE

https://en.unesco.org/commemorations/motherlanguageday

https://en.unesco.org/themes/linguistic-diversity-and-multilingualism-internet

http://www.unesco.org/languages-atlas/index.php

https://cimeira-femina-summit.webnode.pt/cimeira-2021/

https://cimeira-femina-summit.webnode.pt/