18 de maio – A grande Festa do Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Este ano o tema escolhido pelo ICOM para este evento foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar“, desafiando os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas de (co)criação de valor, novos modelos de negócio para as instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais da atualidade.

Entende-se, pois, que é urgente repensar a relação dos museus com as comunidades, experimentar novos modelos de fruição cultural e reafirmar o valor essencial destes equipamentos culturais para a construção de um futuro justo e sustentável. O potencial criativo da cultura deve ser revisto enquanto motor de recuperação e de inovação na era pós-Covid.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convidou os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações, através da realização de atividades que proporcionem ao público experiências significativas e inovadoras, online ou presenciais, garantindo sempre o rigoroso cumprimento das regras básicas de higiene e segurança.

Assim, no dia 18 de maio haverá gratuitidade em todos os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela DGPC.

Para quaisquer esclarecimentos, contatar o e-mail: 18demaio@dgpc.pt

  • Alguns links úteis:

file:///C:/Users/HT/Documents/REDE%20CULTURAL%20SINTRA/Not%C3%ADcias/Maio%202021/Dia%20Internacional%20dos%20Museus_%20ideias%20para%20celebrar%20a%20data.html

file:///C:/Users/HT/Documents/REDE%20CULTURAL%20SINTRA/Not%C3%ADcias/Maio%202021/Dia%20Internacional%20dos%20Museus%20_%20DIM.html

  • Destaques em Sintra:

Todas as atividades para dia 18 de maio estão sujeitas a marcação prévia nos vários Museus Municipais da Autarquia Sintrense (consultar contatos e localizações aqui: https://cm-sintra.pt/atualidade/cultura/museus-municipais-de-sintra).

MHNS – Museu de História Natural de Sintra: Exposição temporária de minerais “As Cores da Terra e da Paleta do Homem”

CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara: 10h00 e14h00 – Atividade lúdico-didática para grupos escolares e para famílias intitulada “À Descoberta do Tesouro”; 15h00 – Explorando os “Desenhos de Casas e de Mobiliário da autoria de Mestre Leal da Câmara”. Exposição temporária.

MAT – Museu Anjos Teixeira: 10h00 e 14h00 – Visita orientada seguida de atelier de construção de esculturas “Esculpindo o Futuro”.

MFC – Museu Ferreira de Castro: Das 10h00 às 18h00 – Visitas guiadas à exposição permanente.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra: 10h00 e 14h00 – Atelier de expressão plástica “Quente e Frio”, tendo por base as serigrafias de Dorita de Castelo Branco, representativas das 4 estações do ano. Nesta atividade serão facultadas cópias para preencher com as cores de cada época do ano – cores frias (outono/inverno) e cores quentes (primavera/verão).

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas: 10h30, 14h30 e 16h30 – Visitas guiadas temáticas às exposições do Museu.