Catarina Gomes e Tiago Galo selecionados para expor na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha

Os ilustradores portugueses Catarina Gomes e Tiago Galo vão participar na principal feira do livro infantil e juvenil no mundo, que está marcada para 14 a 17 de Junho em Bolonha.

Catarina Gomes e Tiago Galo vão integrar a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.

Os dois ilustradores foram selecionados num universo de 303 autores de vários países, nos quais se encontravam mais cinco candidatos de Portugal (André Carrilho, Joana Estrela Barbosa, Margarida Botelho, Raquel Costa e Teresa Cortez), tendo sido recentemente anunciada a escolha dos 77 que integrarão a mostra.

Segundo informação da feira do livro, os vencedores Catarina Gomes e Tiago Galo candidataram-se com obras inéditas, ainda não publicadas, intituladas “Little Monsters” e “Alqueva”, respetivamente.

Catarina Gomes tem cerca de uma dezena de obras publicadas, algumas em edição de autor, sendo as mais recentes “Sayid Manuel”, pela Trinta por Uma Linha, e “A migração das alforrecas”, com texto de Rui Cerqueira Coelho, editado pela Livros Horizonte.

Tiago Galo, com formação em Arquitetura, tem trabalhado em ilustração, design e arte urbana, com obra publicada em imprensa portuguesa e estrangeira e em livro ilustrado. É dele a ilustração de títulos como “Príncipe dos mares – O golfinho comum”, de Pedro Goulão, “Amores (im)possíveis”, de Inês Meneses, e “A revolução”, de Slawomir Mrozek.

A exposição anual de ilustração é uma das iniciativas daquela feira de negócios livreiros e dá a conhecer regularmente as tendências internacionais da ilustração para os mais novos.

No âmbito desta atividade os ilustradores com menos de 35 anos são ainda candidatos a um prémio, criado em parceria com a SM Fundación Internacional, no valor de 12.400 euros e que inclui a edição de um livro. Em 2014, o prémio foi atribuído a Catarina Sobral.

A par da exposição que a feira do livro organiza há mais de 50 anos, será produzido um anuário com todos os autores escolhidos e, depois de Bolonha, a mostra estará em itinerância por vários países.

A feira de Bolonha acontece habitualmente entre março e abril, com mais de 1400 espaços de compra e venda de direitos na área do livro ilustrado, e a presença de 30 mil profissionais. Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia ocorreu num formato reduzido, com algumas iniciativas “online”.

Este ano, a 58ª edição está agendada para os dias 14 a 17 de Junho, datas em que a organização espera já poder realizar o evento com a presença física de autores, editores e livreiros. Apesar da confirmação da edição presencial, a feira pretende ampliar a sua presença no ambiente virtual: a Global Rights Exchange, plataforma de negociação e licenciamento de direitos autorais lançada em 2020, receberá novos investimentos em 2021.