Claraboia- Encontro com artistas a 9 de julho

Encontro com Artistas: Música e a Palavra. 

Concertos de Maria Reis e Ana Lua Caiano. 

Dia 9 de Julho às 18h na Biblioteca Municipal de Sintra. Entrada livre. 

Organização: Claraboia. Apoio: Câmara Municipal de Sintra. 

No quarto e último evento do Ciclo de Encontros com Escritores e Artistas, a Claraboia convida Maria Reis e Ana Lua Caiano para celebrar a relação da música com a palavra. A matiné terá lugar dia 9 de Julho no jardim da Biblioteca Municipal de Sintra e a entrada é livre. Os concertos das artistas decorrem a partir das 18h.

Depois de três conversas dedicadas à poesia, jornalismo e artes visuais – que têm tido lugar na Biblioteca de Sintra desde março deste ano – este ciclo culmina com dois concertos em que a escrita ganha a forma de canção. Os projetos musicais de Maria Reis e Ana Lua Caiano sucedem-se, assim, aos anteriores convidados: Mariano Alejandro Ribeiro e Inês Francisco Jacob (poesia), Nuno Viegas e Andreia Friaças (jornalismo), Isabel Cordovil e Horácio Frutuoso (artes visuais).

Maria Reis nasceu em 1993, em Lisboa. Toca com Pega Monstro e co-fundou a editora Cafetra Records. Está atualmente a apresentar o seu 3º álbum a solo “Benefício da Dúvida”. Ana Lua Caiano, 1999, toca com Os Vertigem e lança este ano o seu álbum de estreia pela Chinfrim Discos. O single “Nem mal me queres”, mostra um pouco do que está para vir. Ambas as artistas se interessam por uma junção entre a musical tradicional e a exploração eletrónica – no caso de Ana Lua – ou a sonoridade punk – no caso de Maria Reis.

Integrando a programação da Claraboia no concelho de Sintra, o Ciclo de Encontros com Escritores e Artistas tem procurado dar espaço a novos autores e artistas, promovendo a relação da literatura com diferentes práticas. O espaço da Biblioteca, que tem acolhido a iniciativa, recebe agora este último evento, oferecendo um palco com vista para a serra a uns escassos 5. minutos da estação de Sintra. 

Claraboia é um projeto conjunto das associações socioculturais A3 – Apertum Ars e Dínamo. Estas, juntaram-se em 2020 com o objetivo programar eventos culturais no concelho de Sintra, diversificando a oferta através de uma aposta em artistas emergentes. Para além dos Encontros, estão a decorrer sessões de cinema do ciclo Rebentos do Cinema Mundial, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês. Em Outubro chega, também, um festival de composição que acontecerá no Centro Cultural Olga Cadaval.