Começa hoje o 55º Festival de Sintra

Começa hoje o 55º Festival de Sintra, com a Gala de Abertura marcada para as 21h no Centro Cultural Olga Cadaval e que juntará no espetáculo Reis e Rainhas da Ópera, Diana Damrau, uma das mais celebradas sopranos da atualidade, e o baixo Nicolas Testé. O concerto contará igualmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pavel Baleff, que assinala na ocasião o seu 29º aniversário.

O Festival decorrerá no Palácio Nacional de Queluz, na Quinta da Regaleira, no Palácio Nacional de Sintra e em Seteais, onde dias 26 e 27 de junho voltará o Bailado, com solistas do American Ballet Theatre, do Ballet de Zurique, do Ballet Nacional da Noruega e do Ballet Nacional da Hungria.

Outras presenças a salientar serão a da cantora Anne Sofie von Otter, que fará uma viagem pela canção europeia dia 23 no Palácio Nacional de Queluz, e dos Barbara Fortuna, representantes do Cantu in Paghjella, canto polifónico corso (dias 19 e 20 no Palácio Nacional de Sintra).

Destaque igualmente para o recital do pianista Piotr Anderszewski, dia 16 no Palácio Nacional de Queluz, e para a segunda apresentação integral do Mattutino dei Morti, que João Domingos Bontempo estreou em 1822 para as cerimónias de trasladação de D. Maria I do Brasil para a Basílica da Estrela( dia 12 do Centro Cultural Olga Cadaval), com interpretação a cargo do Coro e Orquestra do MPMP Património Musical Vivo, sob direção de Jan Wierzba. Ver a programação e mais informação em:

https://festivaldesintra.pt/pt/programa