O Grupo Coral de Queluz está de volta dia 10 de Julho pelas 18h30m no Palácio Nacional de Queluz, com entrada livre, mas mediante marcação para concertos.GCQ@gmail.com .
O Grupo Coral de Queluz (GCQ) é uma associação cultural que tem como principais objetivos praticar e divulgar a música coral. A sua fundação remonta a 1967. O primeiro concerto realizou-se em 1970 e a legalização como associação cultural aconteceu em 1982. É Instituição de Utilidade Pública desde 1998 e Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata) da Câmara Municipal de Sintra, atribuída em 2007. O GCQ contou com os seguintes diretores artísticos: Carlos Gonçalves, Paula Mendes Acácio, Alexandre Branco (com a colaboração de Ana Venade), Paula Coimbra, Pedro Teixeira. Desde novembro de 2012, é dirigido por Pedro Miguel.
Das muitas atividades realizadas pelo GCQ, são de destacar os concertos realizados em Queluz, na maioria de sua organização, para os quais tem convidado muitos coros, músicos e outras personalidades, tais como a pianista de mérito internacional Tania Achot e o musicólogo Rui Vieira Nery. Tem também dinamizado diversas atividades culturais, como colóquios e exposições, no “Espaço Lavadouro”, em Queluz, atualmente sua Sede. Em 2012, o GCQ atingiu o seu 100.º concerto no Palácio Nacional de Queluz (PNQ).
Em outubro de 2018, inserido nas atividades comemorativas dos seus 50 anos, o Grupo Coral de Queluz fez o lançamento do livro “Grupo Coral de Queluz – 50 anos a oferecer cultura”. A cerimónia decorreu no Palácio Nacional de Queluz e teve a apresentação, entre outros, da ilustre amiga do GCQ, Dra. Simonetta Luz Afonso.
O GCQ deslocou-se por três vezes ao estrangeiro: Tours, França (1986); Fuensalida, Toledo, Espanha (1997); Veneza, Itália (2003). Participou na primeira audição absoluta das obras de Fernando Lopes-Graça “Avisamento” (Tomar, 1984) e “Hino ao Sol” (Torres Novas, 1995), obra dedicada pelo autor a cinco coros, entre os quais o GCQ. Em 1994, colaborou na banda sonora e figuração do filme “Três Palmeiras”, de João Botelho. Em 2008, participou na apresentação do Requiem de Mozart, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, sob a direção do maestro Jean-Sébastien Béreau.
O GCQ gravou o seu primeiro CD na Sala de Música do PNQ, intitulado “Grupo Coral de Queluz celebra Fernando Lopes-Graça”, inteiramente dedicado à música coral deste compositor, cujo concerto de lançamento ocorreu no PNQ, em 2008, tendo também gravado um “Concerto Aberto” para a Antena-2, de divulgação do referido CD.
SopranosAdília Lacerda Ana Paula Andrade Conceição Lança Cristina Pires Cristina Delgado Teixeira Helena Rosa Guerreiro Lídia Gonçalves Manuela Dismore Maria João Saraiva Mª do Rosário Henriques Vanda Almeida
ContraltosAlexandra Guerra Ana Bela Bravo Carla Martins Carolina Santos Clara Ramos Fátima Salvaterra Helena Ribeiro Gomes Margarida Neves Maria João Bravo Maria Pereira Carmo Teresa Ferreira
Tenores André Almeida Fernando Almeida José Homem Nuno Firmino Tiago Sequeira Vasco Moura
BaixosAntónio Lopes Fernando Salvaterra José Esteves Manuel Marques Ricardo Ucha Rui Rodrigues Rui Salvaterra