Conhecer a Lenda dos Dois Irmãos

A bYfurcação Teatro, Casa das Cenas e Chão de Oliva apresentam a Lenda dos Dois Irmãos do projeto O Irredutível Saloio, dia 25 de julho às 11h, na Praça Dom Fernando II na feira de São Pedro de Penaferrim.

Sobre a lenda

Diz-se, que à entrada de São Pedro de Penaferrim, existe um túmulo único com os corpos de dois irmãos. Estes, que sempre foram gémeos nas vontades e nos quereres, eram tão irmãos quanto amigos e o bem estava sempre presente nas ações que tinham um para com o outro. Na flor da idade, e na metamorfose para a idade adulta, tomaram-se por amores quase nos mesmos tocares de sinos. O que ambos desconheciam, é que o coração de um batia no mesmo sentido que o coração do outro. Uma noite, serrada, como é costume, pelos nevoeiros sintrenses, sendo que nestes tempos a iluminação escasseava, e era quase sempre oferecida, estando ela disposta, pela lua, o primeiro irmão foi de namoros à janelada sua amada, entregando o outro irmão surgiu na penumbra e vendo um vulto infame, cortejando a sua pretendida, tomou-se de ciúmes, esse sentimento cego, que tolda o espírito até das almas mais nobres, e desferiu um golpe fatal e fraterno em seu irmão. De imediato, e dando-se conta da tragédia sucedida, encetou contra si próprio o mesmo ato, antes realizado. Diz-se, que antes do último suspiro, este irmão pediu à sua amada, que a última morada de ambos, fosse a mesma.

O projeto

O Irredutível Saloio, é um projeto de memórias e tradição. É um projeto que, apesar de inicialmente ser uma parceria entre três estruturas culturais: Casa das Cenas, Chão de Oliva e byfurcação – deseja envolver todos aqueles que se queiram associar a esta ideia. A Lenda dos Dois Irmãos é uma pequena amostra daquilo que pode vir a ser realizado. Em dias de feira querem dar ainda mais vida a esse espaço magnífico e que tanta História acarreta.

Dia 25 de julho

Praça dom Fernando II, São Pedro de Penaferrim

11 horas