Curso “Deuses na Terra dos Vikings” organizado pela Casa do Fauno

“Deuses nas Terras dos Vikings” é o curso promovido pela Casa do Fauno dias 9, 16 e 23 Março, das 19h às 20h e ministrado por Hélio Pires.

Inscrições:
www.casadofauno.wordpress.com/inscricoes

À distância de mais de mil anos, com todas as falhas e problemas das fontes de informação, é difícil descrever com por inteiro como seria a religião pré-cristã praticada pelas comunidades nórdicas antigas de onde os vikings emergiram. Ainda assim, sabe-se o suficiente para, no mínimo, desenhar-lhe os traços principais e até vários dos seus detalhes. E o que se afigura é algo bastante mais complexo do que se poderia, à primeira vista, pensar e que desafia muita das nossas concepções modernas de religião.

O curso de curta duração que se propõe é composto por três sessões de uma hora cada, mais um máximo de quinze minutos extra para perguntas e debate, se necessário. E está organizado da seguinte forma:

1ª Sessão | 9 Março. FONTES E PROBLEMAS- Conhecer as fontes e quais as suas limitações e desafios é fundamental, pois só assim se pode saber a qualidade ou grau de verosimilhança do que elas nos dizem. Igualmente importante, há que definir conceitos e parâmetros, porque o que hoje se entende por religião não corresponde, julga-se, à compreensão que dela se tinha no passado.

 2ª Sessão | 16 Março MITOLOGIA- Dado o enfoque do curso e a sua brevidade, não será uma análise extensiva da mitologia nórdica, mas antes centrada nas figuras e alguns episódios que têm relevância no descortinar das práticas religiosas do nórdicos antigos.

 3ª Sessão | 23 Março PRÁTICAS- Por último, o que consegue saber sobre as estruturas, espaços e práticas religiosas por entre os vestígios do passado.

Valor: por sessão | 15 € ou total 45 €

Hélio Pires nasceu em Alcobaça em 1980. Fez mestrado em Estudos Vikings e Medievais na Universidade de Uppsala, na Suécia, e doutoramento em História Medieval na Universidade Nova de Lisboa, tendo a sua tese sido publicada pela Zéfiro em 2017 com o título “Os Vikings em Portugal e na Galiza”.

Publicou igualmente em 2019, também pela Zéfiro, a obra “Mitos e Lendas Nórdicas”.

É membro do Instituto de Estudos Medievais e do NEVE, conferencista e autor de vários artigos sobre vikings, a Escandinávia antiga e mitologia nórdica.