Debate no M.U.S.A sobre Arte, Ciência e Proteção do Ambiente, dia 17 de dezembro às 16h

Decorre no dia 17 de dezembro pelas 16h no Museu das Artes de Sintra no âmbito da Linha Imaginária- Exposição Coletiva de artes Urbanas um debate subordinado ao tema “Are, Ciências e Proteção do Ambiente”, moderado por Ana Margarida Marinho, coordenadora do Projeto SMILE da Fundação Aga Khan.

Serão oradores Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da ZetGallery, David Pêra, investigador na área da energia e desenvolvimento sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Fernando Morais Gomes, presidente da Alagamares-Associação Cultural, de Sintra.

Entrada Livre.

OS PARTICIPANTES

Helena Mendes Pereira

É curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. Amiúde, aventura-se pela dramaturgia e colabora, como produtora, em projetos ligados à música e ao teatro, onde tem muitas das suas raízes profissionais. É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e Doutora em Ciências da Comunicação (ICS-UMinho), com uma tese sobre a Curadoria enquanto processo de comunicação da Arte Contemporânea. Atualmente, é diretora geral e curadora da zet gallery (Braga) e integra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profissional no verão de 2007. No âmbito da educação e mediação cultural orienta, regularmente, visitas a exposições e museus de Arte Contemporânea, tendo já lecionado o tema em várias instituições de ensino. Leciona, desde setembro de 2018, na Universidade do Minho, nomeadamente no Instituto de Línguas e Ciências Humanas (Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue) e na Escola de Arquitetura (Licenciatura em Artes Visuais), como Professora Convidada.

David Pêra

David M. Pera é doutorado em Engenharia Física pela Universidade de Lisboa em 2008. Em 2010 completou estudos avançados em Energia e desenvolvimento Sustentável e posteriormente desenvolveu trabalhos na área da tecnologia fotovoltaica, na Universidade de Lisboa. Tem-se focado na conceção e construção de equipamentos que potenciem a aplicação da energia fotovoltaica.

Fernando Morais Gomes

Advogado e jurista. Fundador da Alagamares-Associação Cultural, da Rede Cultural de Sintra. Chefe da Divisão de Cultura da CMS entre 2017 e 2019.Autor dos livros “A Freguesia de S. Martinho”(2013) e “Histórias com Sintra Dentro”(2015). Autor do blogue Sintralidades-O Reino de Klingsor e administrador do blogue colectivo Sintra Deambulada.