Debate sobre Diversidade Religiosa e Património a 16 de outubro

No dia 16 de Outubro, sábado, pelas 15 horas, terá lugar no Museu Nacional de Etnologia (no Restelo) um Debate/mesa redonda sobre Diversidade Religiosa e Património, com o título Religião e Património. 

Será um debate público sobre diversidade religiosa e património, que interessa directamente as pessoas que trabalham/vivem em Sintra, com a participação de representantes de várias denominações religiosas (Tenda de Umbanda Mãe Iemanjá, Associação da Tradição Druídica Lusitana, Mosteiro Budista Sumedhārāma, Jai Ambe Mandir-Comunidade Hindu, praticante do Xamanismo,  Congregação Politeista Pagan Federation International,  membro da comunidade Islâmica e representante da Igreja Católica, a socióloga Helena Vilaça e o antropólogo Alfredo Teixeira.

O debate liga-se á exposição patente no MNE “Lugares Encantados, Espaços de Patrtimónio”, que reflecte sobre diversidade religiosa e património, com estudos de caso de quatro espaços diferentes: Sintra, Mértola, Mouraria Lisboeta e Fátima.  Interessa não só a estudiosos de Antropologia e Religião, mas também de História, Arqueologia, Cidadania e Direitos Civis, e ao público em geral. Teremos um catálogo para oferecer aos professores que vierem. Todos os professores terão também oportunidade de marcar workshops/visitas no MNE, no âmbito dessa exposição.  

Clara Saraiva será a moderadora e estarão presentes dois especialistas em diversidade religiosa em Portugal, a Prof. Helena Vilaça, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e o Prof. Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa.  

Estará também patente uma pequena exposição de mupis/posters, cada um deles testemunhando o modo como cada religião se auto-define. Esses mupis estarão no hall que dá acesso á exposição, e servirão depois para o trabalho do Serviço Educativo com as escolas e os professores, sobretudo do ensino secundário.