José Manuel Anes fala de Fernando Pessoa e o esoterismo

Na Casa do Fauno, Sexta-feira, dia 5 de Março, das 19h às 20:00.

Qualquer pessoa no Facebook ou nãoCurso ONLINE | Fernando Pessoa e o Esoterismo, com José Manuel Anes

Inscrições Limitadas:
www.casadofauno.wordpress.com/inscricoes

Fernando Pessoa interessou-se pelas diversas correntes do Esoterismo ao longo da sua vida. Desde logo em 1915 pela Teosofia de H.P. Blavatsky, que ele conheceu ao traduzir várias obras, e que está presente no seu longo e magnífico poema “O Guardador de rebanhos”. Mas passada esta fase daquilo a que poderemos chamar de esoterismo oriental hindo-budista, o interesse do poeta desloca-se até ao final da sua vida para as correntes do esoterismo ocidental, nomeadamente a gnose, o hermetismo, os rosacruzes, os templários, a maçonaria, etc. e isto plasmado através de textos diversos – de que salientaremos “O Caminho da serpente” – e de poemas – estes, explicitamente esotéricos, escritos entre 1930 e 1935, ano da sua morte.

Neste breve curso leremos e comentaremos esses textos e esses poemas para ilustrar o profundo interesse do poeta sobre essas vias.

Valor: 15 €

José Manuel Anes é doutorado em Antropologia Social e Cultural (Antropologia da Religião e do Ritual) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Membro da ESSWE – European Society for the Study of Western Esotericism –, publicou os seguintes livros, entre outros: “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos”, “Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira”, “Um Outro Olhar: A Face Esotérica da Cultura Portuguesa e Alquimia: Os Alquimistas Contemporâneos e as Novas Espiritualidades”.