Pedro A. Neto

Pedro A. Neto, é Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal.

Filho de emigrantes, nasceu em Filadelfia, nos EUA, tendo vindo para Portugal ainda criança, estudar e residir para a aldeia de Santa Catarina, no distrito de Aveiro, de onde eram naturais os seus pais.

No período do ensino secundário frequentou o Seminário de Aveiro, prosseguindo estudos universitários em História.

Tem um Mestrado em Gestão e Administração Pública tendo desenvolvido trabalho de investigação na área de Governação e Direitos Humanos, pela Universidade de Aveiro. Prosseguiu estudos na mesma universidade como doutorando em Políticas Públicas, dedicado à investigação em liderança comunitária e direitos humanos. Ciclo de estudos ainda não concluído.

Licenciou-se em História, variante de Arqueologia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo-se pós-graduado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, e em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mais recentemente concluiu um programa de estudos em Data Managment na LSE – London School of Economics and Political Science, com a convicção de que hoje, mais do que nunca, mais do que percepções vagas precisamos de informação e dados factuais que nos alicercem as decisões que tomamos enquanto sociedade face à humanidade.

Foi um dos fundadores e presidente executivo da ONGD ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento, em Aveiro, onde levou a efeito projetos de desenvolvimento nos PALOP e Brasil. Foi diretor-adjunto do CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, na Diocese e Universidade de Aveiro.

Foi também docente no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e docente do ensino secundário público durante.

Desenvolveu várias missões de voluntariado, desde 2004: no interior de Angola, onde trabalhou num campo de refugiados do ACNUR, e, depois, em Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, na Amazónia e em Marrocos com projetos de capacitação e desenvolvimento comunitário.

Exerce as funções de diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal desde 02 de Maio de 2016.

É treinador de futebol com credencial de nível II e UEFA B. Passou pelas escolas de futebol do S.L. Benfica em Aveiro, pelo Sport Clube Beira Mar e pelo Estoril Praia.

Reside em Sintra desde que trabalha na Amnistia Internacional – Portugal, por cá se tendo fixado – embora sem esquecer as suas raízes – pelo gosto apaixonado pela Natureza, pelo Mar e o seu surf, e pela Cultura e História de Sintra.