Retratos de Família-Exposição fotográfica online

Em dezembro de 2018 a Câmara Municipal de Sintra desenvolveu, em parceria com o Movimento Internacional de Fotógrafos Voluntários Help-Portrait, um evento no qual foi possível fotografar, pós-produzir, imprimir, emoldurar e oferecer retratos a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa enquadrou-se no objetivo de promover uma cultura municipal amiga da família, que não só a valorize, mas também possibilite espaços de encontro e de partilha.

Foi possível proporcionar um momento de encontro feliz entre os membros das famílias fotografadas, com um impacto muito positivo na sua autoestima pessoal e familiar.

Pela riqueza das imagens recolhidas e pela mensagem positiva que transmitem sobre a Família e as relações familiares – tão importante e significativa nos dias de hoje – considerou-se de grande interesse organizar a Exposição Fotográfica online subordinada ao tema: Retratos de Família – Sorrisos, Olhares e Afetos.

Reconhecendo que as políticas de apoio à família mais eficazes são as de proximidade, o objetivo desta exposição é o de suscitar um olhar sobre a Família, sobre a sua diversidade e unicidade, a sua riqueza e complexidade.

Pretende ser uma iniciativa inovadora e inspiradora, que convide cada um dos visitantes à reflexão, proporcionando momentos de prazer e aprendizagem.

Vimos deste modo convidar-vos a visitar, em formato online, a exposição fotográfica Retratos de Família: Sorrisos, Olhares e Afetos, realizada em parceria com os fotógrafos do Movimento de Voluntariado Help-Portrait e com algumas famílias residentes em habitação social municipal.

Esta exposição tem como objetivo sensibilizar para a importância da Família e dos afetos, e pretende ajudar à reflexão através do álbum de fotografias criado para o efeito, repleto de frases inspiradoras.

Culminará no próximo dia 15 de junho, pelas 15 horas, com uma Conferência online, subordinada ao mesmo tema, na plataforma ZOOM, dinamizada pelo Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Porque sabemos da importância deste tema na atualidade, contamos com a vossa colaboração através da visita virtual à exposição, avaliação e divulgação do evento junto dos vossos contactos, bem como inscrição na conferência, tudo neste link:  https://cm-sintra.pt/atualidade/cultura/folha-de-sala/exposicao-fotografica-retratos-de-familia-sorrisos-olhares-e-afetos

A Conferência “Retratos de família: Sorrisos, Olhares e Afetos”, resulta de uma parceria com o Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa, é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória AQUI.