Ronda-Festival de Poesia de Leiria, até 21 de março

De 12 a 21 de março realiza-se, online, o Ronda Leiria Poetry Festival. O evento é gratuito e conta com a participação de mais de 200 convidados, entre os quais poetas, leitores, performers, professores e criadores de diferentes campos artísticos, oriundos de mais de 40 países. O objetivo é aproximar o público da produção cultural contemporânea.

ORonda Poetry Festival teve a sua 1.ª edição em 2015, por iniciativa do poeta Paulo José Costa, mas só este ano é que ganhou uma dimensão internacional. Das 65 horas de programação vão fazer parte recitais, performances, workshops, concertos, vídeo-projeções e mini-palestras acerca da produção cultural de alguns países da Europa, América, África e Ásia.

Esta edição assinala, com uma homenagem, os 400 anos da morte do poeta Francisco Rodrigues Lobo e terá como convidados alguns nomes bem conhecidos do público português, como José Luís Peixoto, Nuno Júdice, João de Melo, Helder Macedo, José Anjos, Matilde Campilho, Paulo José Miranda ou Ana Luísa Amaral.

O Ronda surge em parceria com Fundação José Saramago, o Arte Institute de Nova Iorque, o Ministério da Cultura de Cabo Verde, o Dis Poem Wordz & Agro Festival da Jamaica, o Festival Internacional de Poesia de Medellín na Colômbia e instituições no Brasil, Alemanha e Macau, e algumas cidades da Rede das Cidades Criativas UNESCO, das quais Leiria faz parte.

O programa do evento poderá ser consultado no site, no qual será transmitido: 

https://leiriapoetryfestival.com/en/.

https://leiriapoetryfestival.com/