Saiu “Lisboa Judaica” de Sérgio Luís Carvalho

Depois de LISBOA NAZI, Sérgio Luís Carvalho leva-nos por uma viagem pela memória judaica de Lisboa.

Segregação. Perseguição. Integração. É em torno destas três palavras que se construiu a história dos judeus em Portugal e em Lisboa. Uma história feita de momentos diversos e acontecimentos singulares, desde as épocas de dor e angústia até aos dias de solidariedade e de celebração.

Neste livro iremos narrar essas histórias em três grandes épocas: durante a Idade Média, a Idade Moderna e nos nossos dias.

Iremos percorrer os locais mais marcantes, referir os acontecimentos mais importantes, falar de homens e de mulheres que nesta cidade viveram, sobreviveram, prosperaram ou pereceram.  Através desta obra, o leitor fica a saber o que resta das judiarias na Lisboa contemporânea, como decorria um processo de auto de fé, como resistiram os judeus à Inquisição ou como contribuíram para o reino.

Lisboa Judaica conta uma história feita de gentes, de testemunhos, de património e de regras. Uma longa história que vem até aos nossos dias – e que pode ser também um alerta contra a intolerância. Uma história muito nossa, afinal.

O AUTOR

Ligação em

https://www.sergioluisdecarvalho.com/

Figura ligada a Sintra e à vida cultural sintrense, Sérgio Luís Carvalho é licenciado e mestre em História. É autor de várias dezenas de títulos. Alguns dos seus livros de ficção estão traduzidos em França, Itália, Espanha e Estados Unidos da América.

Foi galardoado com o Prémio Ferreira de Castro, tendo sido ainda finalista dos prémios europeus Prémio Jean Monnet Prémio Amphi. Além de autor, é docente de História.

Nº de páginas: 236 | Preço: 16,50 Euros | Editor: Edições Parsifal | ISBN: 978-989-8760-80-7

À venda a partir de 24 de março.