Sintra-con-çê promove Open Call

O Sintra-con-cê regressa no próximo dia 25 de setembro, e está, neste momento, à procura de jovens artistas que possam fazer parte do festival.

Se tens mais de 16 anos e uma paixão pelas artes plásticas, pelo cinema ou pela música, este é o sítio ideal para mostrares aquilo que tens guardado. Não percas esta oportunidade!

Open Call : 25 de maio – 25 de junho.

Categorias:

1.Curtas-metragens

2.Concertos

3.Exposições

+ INFO, regulamento e inscrições em:

https://a3associacao.wixsite.com/cultura/scc-inscriçoes-artistas

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA EQUIPA ARTÍSTICA DO
SINTRA CON-CÊ
1 de Março de 2021
OPEN CALL
ARTISTAS
Artigo 1.º
(Objeto e âmbito)

  1. Open Call para a equipa artística do Sintra con-cê (SCC) dirigida a todos os interessados
    em participar na 3ª edição deste evento a realizar no dia 25 de Setembro de 2021.
  2. Existem três áreas para inscrição – Música; Exposições; Curtas-metragens.
  3. As alíneas constantes no presente regulamento têm como objetivo a definição das
    normas de participação dirigidas por parte da associação Apertum Ars (A3).
    Artigo 2.º
    (Objetivos do Presente Regulamento)
  4. Promover a criação artística em todas as suas áreas, assim como o cruzamento e diálogo
    entre estas.
  5. Dinamizar uma relação de proximidade entre a A3, o SCC e criadores nacionais,
    oferecendo a estes, condições financeiras e um espaço para a apresentação do seu
    trabalho artístico.
    Artigo 3.º
    (Proposta)
  6. Propõe-se a cada participante que submeta o formulário do Open Call devidamente
    preenchido com informação sobre trabalho artístico.
    Artigo 4.º
    (Critérios de Elegibilidade)
  7. Só são aceites projetos originais.
  8. Aceitamos qualquer candidatura dentro do prazo estabelecido.
  9. Os concorrentes podem participar apenas numa área.
  10. Os concorrentes deverão preencher o nosso formulário de inscrição com os dados
    pessoais necessários.
  11. É necessário o upload no site (ficheiros com o nome da inscrição) ou envio para o
    email sintraconce.opencall@gmail,com os anexos solicitados no artigo 5º.
  12. A inscrição é gratuita e aberta a artistas nacionais e estrangeiros com idade superior a 16
    anos e inferior a 30 anos completos até ao dia do evento.
  13. Podem-se candidatar artistas amadores ou profissionais.
  14. As candidaturas serão selecionadas por um júri interno.
  15. Critérios de participação na programação artística:
    a) Música ler Artigo 13º
    b) Exposição ler Artigo 14º
    c) Curtas-metragens ler Artigo 15º
    Artigo 5.º
    (Submissão das Candidaturas)
  16. O processo de candidatura ocorre entre 25 de Maio e 25 de Julho de 2021.
  17. Apenas serão admitidas as candidaturas apresentadas em formulário próprio e
    devidamente preenchido que reúnam os requisitos exigidos nas presentes normas de
    participação.
    O formulário está disponível nas páginas eletrónicas da A3 e do SCC:
    https://a3associacao.wixsite.com/cultura/scc-inscri%C3%A7oesartistas
  18. Apenas serão admitidas candidaturas redigidas em português ou inglês.
  19. Preenchido o formulário, a candidatura só é considerada válida após o upload no site ou
    envio, em separado, por email, do material requerido para cada área:
    a) Música – biografia, press kit, rider técnico, 1 ou mais ficheiros vídeo ou áudio
    de uma ou mais músicas ou de um ou mais concertos;
    b) Exposições – fotografia do(s) artista(s), biografia, imagens do material a ser
    exposto;
    c) Curtas-metragens – fotografia do(s) realizador(es), biografia, link para
    visualização da curta-metragem, trailer;
  20. Todos os documentos deverão ser enviados por via eletrónica no prazo estipulado no
    Open Call para sintraconce.opencall@gmail.com
    Artigo 6.º
    (Seleção e coordenadores)
  21. O número de candidaturas elegíveis em cada área é limitado, logo todas as candidaturas
    serão submetidas à apreciação do júri interno, membros da direção da A3, e votado em
    assembleia geral.
    Coordenadores das áreas:
    a) Música – Rodrigo Domingos;
    b) Exposições – Vera Ayton;
    c) Curtas-metragens – Inês Moreira;
    Artigo 7.º
    (Comunicação dos Resultados)
  22. Os projetos selecionados serão anunciados no dia 3 de Agosto de 2021.
  23. A notificação no caso de não seleção ocorrerá até ao dia 3 de Agosto de 2021.
  24. Todos os candidatos aceites a participar no SCC serão notificados e consultados comos
    horários da programação, por correio eletrónico, no decorrer de 17 dias após o prazo de
    encerramento das candidaturas.
  25. Após o período dos 17 dias de encerramento das candidaturas, dia 10 de Agosto, será
    anunciada a programação cultural da 3ª edição do SCC publicamente a partir de redes
    sociais e folhetos.
    Artigo 8.º
    (Apoio e remuneração do projeto)
  26. O artista presente será pago pelo serviço numa parcela única, no próprio dia do SCC, em
    numerário.
  27. O valor financeiro pago ao artista suportará inteiramente ou parcialmente os gastos da
    realização do projeto e valorizará financeiramente o trabalho artístico.
  28. Para receber o montante, o artista terá de passar um recibo pela prestação de serviço. A
    atividade a exercer, de acordo com a Tabela de actividades do artigo 151.º do CIRS, deve
    ser relativa ao serviço prestado.
  29. A organização do SCC determinou que deveria ser atribuído um valor que se enquadre
    com o mercado artístico atual, e que tem em conta que:
    a) A receita atual de um músico independente se limita quase na totalidade ao cachê
    que recebe nas suas atuações ao vivo.
    b) Um realizador de uma produção independente, na maior parte dos casos, recebe
    um ordenado durante a produção do filme, ao qual acresce um valor caso o filme
    seja distribuído e selecionado por festivais.
    c) Os artistas presentes a expor durante o evento poderão solicitar donativos, os
    quais irão somar ao valor que lhes for pago pela organização do SCC.
  30. O pagamento a ser atribuído aos artistas será o seguinte:
    a) Músicos – 50 € por músico
    b) Realizadores – 40 € por realizador;
    c) Artista a expor – 30 € por artista plástico;
    Artigo 9.º
    (Datas – Open Call)
  31. As candidaturas estarão abertas de 25 de Maio 2021 a 25 de Julho 2021.
  32. Notificação da lista dos candidatos elegidos, consultas e confirmação da candidatura até
    3 de Agosto 2020.
  33. Publicação da programação do evento 10 de Agosto 2021.
  34. O evento será no dia 25 de Setembro 2021 das 12h-24h com a duração de um período de
    12h.
    Artigo 10.º
    (Local)
  35. Morada do evento: Rua Gago Coutinho nº8, 2710-566, Sintra, Lisboa GPS: 38.7942637,
    -9.336028
  36. Poderá ser realizada uma visita ao espaço, mediante agendamento prévio.
    Artigo 11.º
    (Termo de responsabilidade e autorização de imagem)
  37. Cabe aos participantes responsabilizarem-se pela sua atividade, materiais e segurança da
    mesma.
  38. A participação neste Open Call comporta em si a autorização para a organização utilizar
    imagens dos projetos para uso exclusivo de divulgação e promoção do evento.
    Artigo 12.º
    (Contactos)
    ❏ Rodrigo Domingos: 934 162 851 (organização área – concertos).
    ❏ Vera Ayton: 915253182 (organização área – exposições)
    ❏ Inês Moreira: 915308279 (organização área – curtas-metragens)
    ❏ Nuno Cintra: 910412656 (direção).
    email: sintraconce.opencall@gmail.com
    site: https://a3associcao.wixsite.com/cultura/sintra-con-ce
    Artigo 13.º
    (Música)
  39. Cada artista/banda deve fazer a inscrição com uma ou duas músicas, que devem ser
    originais da própria banda/artista. Podem ser temas inéditos ou já incluídos em álbum/EP
    editados pelos mesmos.
  40. Existem quatro vagas para atuações musicais, para um total de 12 músicos
    a) 1 vaga para uma atuação de 2 músicos;
    b) 2 vagas para duas atuações de 3 músicos;
    c) 1 vaga para uma atuação 4 músicos;
  41. No formulário de inscrição é fundamental referir todo o rider técnico necessário.
  42. No caso de seleção para participação no evento, haverá uma comunicação entre a
    organização e os músicos de forma a conferir o material técnico disponível no espaço e
    necessário à atuação. Esta comunicação decorrerá entre os dias 3 de Agosto a 3 de Setembro.
  43. Os músicos terão de trazer os seus próprios instrumentos e materiais não fornecidos pelo
    espaço, necessários para a atuação.
  44. As bandas/artistas são responsáveis pelo seu equipamento, a organização não assume
    qualquer responsabilidade relativamente ao mesmo, exceto o equipamento fornecido pela
    organização.
  45. Os músicos terão de comparecer na manhã do dia do evento, num horário a ser definido
    até 1 semana antes do SCC, para realizarem o sound check.
  46. A todos os músicos participantes será atribuída uma refeição (almoço ou jantar).
  47. A atuação deve ter um mínimo de 40 minutos e um máximo de 1.30h de duração.
  48. A participação neste concurso implica, por parte das bandas/artistas, a aceitação
    dos termos deste regulamento.
  49. A organização, ao longo do concurso, tem o direito de desclassificar qualquer
    banda concorrente, por não cumprimento do regulamento ou por participação fraudulenta.
    Artigo 14.º
    (Exposições)
  50. Aceitamos apenas Obras de Autor.
  51. Não aceitamos revenda.
  52. A seleção do local de instalar a exposição será guiado pela coordenadora e por ordem de
    chegada dos artistas.
  53. A exposição pode ter mais de um participante.
  54. A exposição será ao ar livre.
  55. O(s) artista(s) deve(m) trazer os materiais necessários para montar a sua exposição.
  56. Os artistas poderão aceitar donativos em troca de material exposto.
  57. Aceitamos todo o tipo de trabalho artísticos que priorizem a exposição e não a venda.
  58. É necessário estar presente no local 3h antes do início do evento, para a montagem da
    exposição.
    10.O Evento será ao longo do dia até à meia noite, e as exposições serão entre as 12h e
    as 20h.
  59. É obrigatório trazer:
    ❏ Cadeira;
    ❏ Molas, fio, pregos, cavaletes e outros materiais necessários para a
    exposição.
    12.O candidato após selecionado, terá de se tornar socio da A3, até ao dia 25 de
    Agosto de 2020.
    ❏ Consultar página https://a3associcao.wixsite.com/cultura/torna-te-socio
    13.O candidato após elegido, terá de realizar uma caução de presença, no valor de 20,00€
    que será devolvido aos artistas presentes no evento, a partir de uma transferência
    bancária no seguimento da semana após o evento. IBAN da A3 – Associação Apertum
    Ars PT50 . 5200 5200 00014183001 25.
    14.Pedimos que no final da exposição, o artista entregue a montante à banca da
    informação junto da coordenadora.
    15.A todos os artistas participantes será atribuída uma refeição (almoço ou jantar). O
    almoço (12h-14.30h) e o jantar (19.00h- 21.30h) serão vegetarianos, por favor
    informem-se junto à banca de informação do local onde serão servidos.
  60. Os artistas podem optar por trazer a própria refeição.
  61. No caso de não comparência dos artistas, a caução não será devolvida.
    Artigo 15.º
    (Curtas-metragens)
  62. Aceitamos qualquer material audiovisual que possa ser projetado numa tela através de um
    projetor digital.
  63. Procuramos obras realizadas por jovens realizadores (16-30 anos).
  64. As obras devem ser de autoria própria.
  65. As curtas-metragens devem ter duração máxima de 25 minutos.
  66. As curtas-metragens serão projetadas num período noturno de intervalo entre concertos, na
    tela ao ar livre, pela coordenadora responsável, usando o sistema de som do palco.
  67. O horário de projeção da curta-metragem será anunciado publicamente até uma semana
    antes do dia do evento.
  68. Cada realizador(a) só poderá inscrever uma curta-metragem.
  69. Serão aceites obras realizadas por mais de uma pessoa.
  70. No caso da presença do/a realizador(a) no dia do evento:
    a) Será oferecida uma refeição (almoço ou jantar). O almoço (12h-14.30h) e o jantar
    (19.00h- 21.30h) serão vegetarianos. Por favor informem-se junto à banca de
    informação do local onde serão servidos.
    b) Os artistas podem optar por trazer a própria refeição.
    c) Será solicitado aos realizadores uma apresentação ao público da sua curta-metragem.
    d) Os realizadores poderão solicitar donativos.
  71. É fundamental marcar presença junto à banca de informação 1h antes da projecção da
    curta-metragem.
  72. A projeção-teste da curta-metragem será realizada pela coordenadora do departamento
    na noite anterior ao evento. No caso de os realizadores quererem estar presentes, terão de
    contactar a organização do SCC até 1 semana antes do dia do evento.