Sintra e as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do Património.
Em 2021, as Jornadas Europeias do Património celebrar-se-ão entre os dias 24, 25 e 26 de setembro enquadradas no tema “Património Inclusivo e Diversificado”.
Sendo estas Jornadas reconhecidas pela sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve, a Câmara Municipal de Sintra associa-se mais uma vez ao projeto e propõe um conjunto de iniciativas a ter lugar nos Museus Municipais de participação gratuita. 

PROGRAMAÇÃO

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Sábado, 25 de setembro, 16h00Ateliê para a Comunidade Geral – Famílias | “Invenções – As minhas nuvens são parecidas com…”

Após visita à exposição “No Reino das Nuvens – Os artistas e a Invenção de Sintra” será realizado um ateliê de expressão plástica no exterior do museu.
A proposta consiste na observação das nuvens ou, na sua ausência, a imaginação de nuvens com diferentes configurações para criar desenhos/pinturas que permitam formar um céu digno de ser visto! Sim, porque estamos à espera de uma “chuva de nuvens”!

Nota: Máximo de 10 participantes. Mediante inscrição prévia para dbmu.servico.educativo@cm-sintra.pt ou 219 236 106 

Museu de História Natural de Sintra

Sexta-feira, 24 de setembro, 10h00
Visitas orientadas | Exposição “Um Mar sem Fim – A Explosão Cambriana”

Recuamos ao tempo em que 70% do planeta era ocupado por um imenso oceano chamado Pantalassa. Há cerca de 530 M.a.  a explosão Cambriana começava nas águas oceânicas pouco profundas. O Planeta Terra assistia à explosão de vida e à sua diversificação.

Nota: Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.hnatural@cm-sintra.pt ou 219 238 563

Casa-Museu Leal da Câmara

24, 25 e 26 de setembro (período normal de funcionamento do Museu)
Visitas orientadas | Exposição Temporária “LC: OBRA CRÁFICA E DESIGN”

Nota: 
Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.lcamara@cm-sintra.pt ou 219 235 841LC: OBRA CRÁFICA E DESIGN

Museu Ferreira de Castro

Sexta-feira, 24 de setembro, 16h00
Visita guiada temática | “Índios, caboclos, escravos, retirantes e imigrantes num seringal da Amazónia – a propósito de A Selva, de Ferreira de Castro”

Nesta visita temática abordar-se-á o tema das relações e tensões culturais no seringal “Paraíso” e o modo como Ferreira de Castro o abordou no seu mais célebre romance.

Nota: Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.fcastro@cm-sintra.pt ou 219 238 827.