Vem aí o Sintra-con-cê a 25 de setembro

O Sintra con-cê é um evento mágico que junta músicos, realizadores, artistas plásticos e amantes de arte num espaço verde e resplandecente no coração de Sintra. Durante um dia poderás navegar por entre a vegetação e encontrar pelo espaço esculturas, quadros, instalações, concertos e uma tela gigante onde serão projetadas várias curtas-metragens e uma longa-metragem.

Tudo nasceu em 2018. A herança de um espaço mágico no centro de Sintra e o desejo de trazer a Sintra a produção artística que se vê fora do concelho, levaram um conjunto de amigos a organizar um evento musical informal e a convidar o público a visitar o espaço. Numa primeira edição preenchida por concertos de improvisação, conseguiu-se atingir uma atmosfera harmoniosa entre as pessoas e o espaço que exigia a continuação do projeto.

​Em Julho de 2019 o evento repetiu-se no mesmo formato, agora com uma equipa triplicada, com um tempo de preparação acrescido e com um leque maior, mais profissional e mais variado de artistas. Nesta segunda edição houve um crescimento exponencial que demonstrou claramente a importância do evento em Sintra.

No final de 2019 já a organização trabalhava no evento do próximo ano, investindo em superar em todos os aspetos o ano anterior e conseguir uma equipa mais sólida e profissional. Infelizmente, e embora muito trabalho já estivesse adiantado, a equipa viu-se obrigada a cancelar a edição de 2020 devido à situação de pandemia.

Em 2021, a equipa do Sintra con-cê vem dar continuidade ao trabalho feito para a edição de 2020 não concluída. Este ano o evento passa a ser um projeto de duas associações culturais juvenis: a Associação A3 – Apertum Ars e a Associação Dínamo.

DAR VOZ A QUEM NÃO TEM

​O Sintra con-cê tem como parte da sua missão servir de espaço para divulgação e discussão do que a maioria desconhece.  Para tal, todos os anos são convidadas para o evento pessoas cujos projetos sejam considerados relevantes na atualidade, quer pela sua exploração artística como pelo seu impacto social, mas que não tenham atingido ainda o impacto desejado. 

PROGRAMA

O Sintra con-cê é um evento multidisciplinar. Tem uma programação variada, congregando no mesmo espaço exposições (pintura, escultura…), concertos, debates, uma zona de partilha de comida e bebida, e uma tela grande na qual serão projetados filmes/videoarte selecionados a partir de um Open Call. O evento foca-se em divulgar projetos emergentes, desenvolvidos maioritariamente por jovens entre os 16 e os 30 anos.

MÚSICA

No palco do Sintra con-cê poderás assistir a vários concertos de diferentes grupos musicais que se encontram neste momento no início da sua carreira. A programação musical do evento tenta sempre atingir um equilíbrio entre a inovação e a qualidade do trabalho, assumindo ainda a importância de incluir géneros e artistas mais variados possíveis. 

O concertos são ao ar livre, num palco desenhado e construído pela equipa de voluntários do evento, que garante uma experiência visual além de auditiva.

EXPOSIÇÕES

Andando pela floresta irás encontrar pinturas penduradas nas árvores, esculturas que nascem do musgo e muitos outros objetos, num espaço de exposição-instalação coletiva em simbiose com a natureza.

A seleção de artistas é feita de forma a construir um lugar em que é possível encontrar diferentes formas de expressão, que sendo colocadas lado a lado, contrastando com a vegetação, criam um diálogo entre as mesmas e a natureza.

PROJEÇÕES

Durante o horário noturno do evento, num intervalo cinematográfico, poderás assistir a várias curtas-metragens de realizadores emergentes numa tela grande ao ar livre. No final dos concertos, o evento terminará com a projeção de uma longa-metragem selecionada pela organização, fora do Open Call.

Por isso traz uma almofada ou toalha, e prepara-te para uma sessão a não esquecer.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da programação habitual, o Sintra con-cê conta todos os anos com atividades pontuais, que não se enquadram no conceito “arte emergente”. Assim, poderá assistir também a debates, ações de formação, workshops e oficinas que fogem do tema central do evento.

ESTE ANO

Depois de um cancelamento forçado em 2020, o Sintra con-cê está de volta em força, com uma nova estrutura e muitas novidades!

Esta 3ª edição do evento, organizada pelas associações Apertum Ars e Dínamo como parte do projeto Claraboia, está programada para sábado dia 25 de Setembro 2021 das 12:00h às 24:00h, num período de 12h, na Casa do Parque, Rua Gago Coutinho nº8 2710-566. 

Atendendo à situação atual, este ano o evento será transmitido em direto online, de forma a que as restrições da DGS não impeçam a máxima divulgação do evento.

UM NOVO FORMATO

Em 2021 o Sintra con-cê formaliza-se através de um projeto conjunto de duas Associações Culturais (Dínamo e Apertum Ars) chamado Claraboia, que promete criar uma programação cultural inovadora e atual nos próximos anos no Concelho de Sintra. Este ano o evento será de entrada reservada a sócios. Para entrar no espaço, basta que te tornes sócio da A3, sendo que o podes fazer no dia do evento na respetiva banca de informações disponibilizada pela associação.

​Esta nova estrutura, que se traduz num número maior, mais variado e profissional de pessoas envolvidas, vem solidificar o projeto e contribuir para o seu enriquecimento e divulgação. 

Vídeos das edições passadas no youtube:

2019: 

https://www.youtube.com/watch?v=ocMA_lUF72I&t=9s

2018: 

https://www.youtube.com/watch?v=IMQ6fpKu5ac&t=393s&ab_channel=NunoCintra

Para mais informações:

Facebook – https://www.facebook.com/events/4293565524023309?ref=newsfeed

Website – https://a3associacao.wixsite.com/cultura/sintra-con-ce  

@claraboia.sintra

@sintraconce

sintraconce@gmail.com